Perturbação obsessivo-compulsiva
A perturbação obsessivo-compulsiva (POC) é uma doença psiquiátrica caracterizada pela presença de obsessões e/ou compulsões, dispensando-lhes algum tempo do seu dia-a-dia (por exemplo, ocupam mais de 1 hora por dia) que interferem significativamente no bem-estar e no quotidiano do doente e dos seus significativos (APA, 2014).
Estudos realizados sugerem que 1% dos indivíduos na população geral sofre de POC (Macedo & Pocinho, 2007).
As obsessões são pensamentos ou imagens recorrentes, experienciados pelo indivíduo como indesejados e intrusivos e que na maioria das vezes causam elevados níveis de ansiedade e mal-estar. O indivíduo tenta ignorar estes pensamentos ou imagens com outros pensamentos ou ações (ou seja, realizando uma compulsão) (APA, 2014).
As compulsões são comportamentos repetitivos (por exemplo, verificação e lavagem das mãos) ou atos mentais (por exemplo, contagens e repetição de palavras) que o indivíduo realiza em resposta a uma obsessão, com o objetivo de reduzir a ansiedade (APA, 2014).
Se notar algumas das características acima descritas, procure um profissional devidamente qualificado.
Referências bibliográficas
APA. (2014). DSM - 5. Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, 5a Edição. Lisboa: Climepsi Editores
Macedo A., & Pocinho F. (2007). Obsessões e Compulsões- As múltiplas faces de uma doença. 2a edição. Coimbra: Quarteto